Cloud Computing

A computação em nuvem é a entrega sob demanda de poder computacional, armazenamento de banco de dados, aplicações e outros recursos de TI por meio de uma plataforma de serviços de nuvem via Internet com uma definição de preço conforme o uso.

Fundamentos da computação em nuvem

Esteja você executando aplicações que compartilham fotos com milhões de usuários móveis ou apoiando operações essenciais da sua empresa, uma plataforma de serviços em nuvem oferece acesso rápido a recursos de TI flexíveis e de baixo custo. Com a computação em nuvem, não é preciso realizar grandes investimentos iniciais em hardware e perder tempo nas atividades de manutenção e gerenciamento desse hardware. Ao invés disso, é possível provisionar exatamente o tipo e tamanho corretos de recursos computacionais necessários para executar a sua mais recente ideia ou operar o departamento de TI. Você pode acessar quantos recursos forem necessários, quase instantaneamente, e pagar apenas pelo que usa.

Como a computação em nuvem funciona?

A computação em nuvem oferece uma forma simples de acessar servidores, armazenamento, bancos de dados e um conjunto amplo de serviços de aplicação via Internet. Uma plataforma de serviços em nuvem, como a Amazon Web Services, é proprietária e faz a manutenção do hardware conectado à rede necessário para esses serviços de aplicação, enquanto você provisiona e utiliza o que precisa por meio de uma aplicação web.